Sobre Nós
A Obra D. Josefina da Fonseca de Proteção à Criança e Formação Doméstica, vulgarmente conhecida por "Casa da Obra", é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em cumprimento da disposição testamentária de D. Josefina da Fonseca, viúva e moradora na casa de habitação que para esse fim foi legada pela fundadora. Conforme os seus Estatutos, a "Obra", tem por objetivo contribuir para a promoção da população da freguesia de Oliveira do Hospital, em harmonia com o que ficou expresso no testamento da sua fundadora: "Assistência à maternidade, primeira infância e preparação das futuras mães para a constituição de boas famílias..."
A partir do seu falecimento, a 21 de janeiro de 1944, funcionou com as "Criaditas dos Pobres", Ordem Religiosa com desempenho muito importante na formação de muitas jovens desta freguesia, até Julho de 1999.
Em 1977 é constituída Instituição de Utilidade Pública.
A Instituição presta serviços de qualidade aos utentes e famílias, alicerçada no forte trabalho de uma equipa alargada, constituída por elementos tecnicamente competentes, em atualização contínua, empenhados e motivados.
Sobre a nossa Fundadora...

Em 1945 que a Obra D. Josefina da Fonseca de Proteção à Criança e Formação Doméstica foi considerada estatuariamente uma Fundação. Mas muito antes desta data, já esta "Casa" tinha um historial de apoio social, prestado pela Sra. D. Josefina da Fonseca, dirigida para a formação de crianças e jovens do sexo feminino, orientada essencialmente para a área de formação doméstica e principios cristãos. Esta Senhora de sociedade, de grande bondade e de espírito aberto projetado no futuro, confrontando-se com a realidade da sua terra, pobreza, doença, analfebetismo... em sentido lato, "deitou mãos à obra" e avançou para a educação das jovens no sentido de as capacitar para a vida futura, dotando-as de ferramentas que lhes pudessem ser úteis, e fizessem delas o que se lhes exigia nos anos 30 do Século XX, no meio rural: serem boas donas de casa e boas mães.
Dedicou a sua vida a esta enorme tarefa, e decidiu que a sua missão deveria ter continuidade. Após a sua morte, em Janeiro de 1944 e em cumprimento da sua disposição testamentária, foi criada a Obra de Dona Josefina da Fonseca de Proteção à Criança e Formação Doméstica, posteriormente e afetivamente conhecida por Casa da Obra, com a finalidade de dar continuidade ao seu trabalho e contribuir para a promoção da comunidade.
Ao longo destes anos, a Casa da Obra tem cumprido a sua missão, sempre dentro do espírito da fundadora, adaptando-se às mudanças da sociedade e às suas exigências atuais.